Trabalho sobre Oficio
O documento é utilizado para reivindicarmos algo ou então fazer a solicitação para alguma coisa. Ele deve ser escrito dentro da norma culta da língua portuguesa e encaixado dentro de um corpo para que o texto não fuja do assunto. É necessário ser coerente e apresentar argumentos necessários para que o documento seja atendido.
Como fazer está solicitação?
O objetivo maior do documento é mostrar os seus argumentos e assim ser atendido. É necessário que lembre-se que um ofício e uma carta possuem diferenças. Na carta a data, nome e endereço vão no início, já no documento (ofício) ele vai embaixo, logo após o endereço para quem vai enviar. Sempre alinhados a margem a esquerda.
Ele deve ter uma letra legível para que a autoridade possa ler e compreender rapidamente. Os ofícios que são escritos com má vontade, e não conseguem portanto analisar os dados então não devem nem ser enviados, ou então digitar tudo novamente para que assim não tenha problemas em relação a isso. Você fazendo um ofício apresentável para a pessoa que lê terá mais chances de ser visto e conseguir o que deseja.
No momento de inserir as palavras em seu ofício você deve pensar muito bem, pois isso deixará ainda mais apresentável o seu ofício. É importante que não se use em hipótese algumas gírias e muitos menos vícios linguísticos. Os pronomes de tratamento precisam ser usados e cada qual para a sua funcionalidade. Dentre eles estão Reverendíssimo, Senhor, Senhora, Doutora, Excelência, entre outros.
Informações necessárias para um ofício
Os seus dados pessoais são os mais importantes na hora da criação. Isso porque serão através deles que as autoridades analisarão. No caso de ser uma empresa não esqueça dos dados como nome, endereço, CNPJ, entre outras. Para uma pessoa comum é preciso nome, endereço, ocupação, empresa para qual trabalha, CPF, onde mora, etc.
Quanto ao documento é necessário que coloque o número do documento, pois ao contrário do que parece