Trabalho sobre Nanotecnologia!
1- O que é nanotecnologia?
A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor, usando as técnicas e ferramentas que estão sendo desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Em outras palavras, é a possibilidade de manipular a matéria conscientemente ao nível nano, ou seja, de 0,1 a 100 nanômetros (um bilionésimo de metro chama-se “nanômetro (nm)”,”Nano” é um prefixo que vem do grego antigo e significa “anão”).
2- Como e quando ela surgiu?
A nanotecnologia surgiu em 1959, quando o conceituado físico Nobel norte-americano Richard Feynman (1918-1988) fez uma palestra sobre o que seria, no futuro, a nanotecnologia. Impressionou físicos de todo o mundo em sua palestra intitulada “Há muito espaço lá em baixo”, se referindo à possibilidade de gravar todo o conteúdo da Enciclopédia Britânica onde ele de certa forma já conseguia imaginar que seria possível manipular os átomos para criar materiais, e/ou estender espaços, não no sentido de esticá-los, mas sim no sentido de utilizar o espaço em nível atômico ou subatômico, conseguindo desta forma ocupar espaços jamais vistos a olho nu. E em 1974 , Norio Taniguchi (cientista da Universidade de Tóquio), utiliza pela primeira vez na história o termo “nanotecnologia”.
3- A importância da nanotecnologia para o Brasil?
A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, porque a indústria brasileira terá de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia do país tenha um elevado crescimento econômico. Esta competição somente será bem sucedida com produtos e processos inovadores, que se comparem aos melhores que a indústria internacional