Trabalho sobre museu de artes e oficios-bh
O objetivo desse trabalho é fazer um levantamento sobre as atividades do Museu de Artes e Ofícios – M.A.O, falando um pouco sobre sua história, acervo, localização e buscando um comparativo sobre as atividades do passado em relação as do presente.
| | |
2. APRESENTAÇÃO
O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e divulga um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Ele conta com um acervo de aproximadamente dois mil e duzentos (2200) objetos sendo mais de duas mil e seiscentas (2600) ferramentas de trabalho.
O MAO foi idealizado pelo Senhor Flávio Gutierrez e foi concretizado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil (2000) peças pela colecionadora e empreendedora cultural Ângela Gutierrez. Peças essas que resgatam a origem de várias profissões revelando a riqueza da produção popular, os fazeres e ofícios e as artes que originaram algumas das profissões contemporâneas.
O Museu de Artes e Ofícios está localizado na Estação Central de Belo Horizonte, instalado no primeiro prédio da Rede Ferroviária em Belo Horizonte, prédio do ano de 1922. O Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG é a entidade mantenedora do museu em parceria com o Ministério da Cultura, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, eles contam com alguns parceiros como Vale do Rio Doce, Cemig, entre outros. A Prefeitura de Belo Horizonte – PBH é a responsável pela limpeza e segurança do museu.
O MAO ainda recebe algumas exposições itinerantes como foi a Mostra de Joias Premiadas Petraurum – A construção de uma identidade para a joia brasileira, o evento integrou a IV Bienal Brasileira de Design 2012 e apresentou a evolução da identidade brasileira no segmento de design de joias. A exposição durou do dia 09 a 28 de