trabalho sobre motivação
A palavra motivação provém dos termos latins motus que significa “movido” e “movimento”, a motivação é uma espécie de força interna que regula e sustenta todas as importantes ações humanas e animais, com a finalidade de concretizar algum objetivo, é um processo que acontece de dentro pra fora, depende do que cada indivíduo deseja, o que o leva a se motivar, o que o leva a trabalhar melhor, e assim em diante, para que se desenvolva um plano de motivação é necessário saber qual a meta a ser atingida com a ação motivadora, e preciso conhecer a equipe e saber o que motiva cada individuo.
Teorias da Motivação
Teoria de Abraham Maslow: Abraham Maslow foi um psicólogo fundador da psicologia humanista, ele descreve um processo de como o individuo passa das necessidades básicas, e aumenta as necessidades superiores como cognitivas ou estéticas.
Maslow definiu uma hierarquia das necessidades humanas, partindo da ideia que se não satisfaz uma necessidade básica, torna-se impossível satisfazer outras de ordem superior. Por exemplo, se temos fome (necessidade fisiológica), somos incapazes de nos concentrarmos em atividades estéticas. Esta ideia aplica-se, a todas as atividades da vida humana, afirmado que todos os homens aspiram á auto-realização plena das suas potencialidades.
Hierarquia das Motivações:
Necessidades fisiológicas: Água, luz solar alimento, oxigênio sexo e abrigo.
Necessidades de Segurança: Se sentir livre do medo e das ameaças, não depender de ninguém, autonomia, não se sentir abandonado, de proteção, de confidencialidade de viver em um ambiente equilibrado.
Necessidades sociais: amor, afeto, afeição e sentimentos, pertencer a um determinado grupo social.
Necessidades de estima: que pode ser entendido como o reconhecimento das nossas capacidades pessoais das nossas utilidades, reconhecimento dos outros sobre nossa capacidade de adequações a novas funções a serem desempenhadas.
Necessidades de auto-realização: na qual