Trabalho Sobre Manuten O Preditiva
João Victor Tkachechen
08 Dezembro 2014
1. Conceito de MANUTENÇÃO
1.1. Introdução
Mudanças profundas têm-se apresentado na última década nos mercados.
Eles estão sendo marcados por conceitos como: globalização, redução de custos, melhoria da qualidade de serviços etc.
No mercado elétrico, em nível nacional, temos assistido à desregulamentação do setor, a concessão de serviços, a geração como atividade de risco comercial, competição de preços e a constituição de entidades reguladoras com capacidade técnica e legal para o controle da atividade.
Logicamente estas trocas estão motivando o mercado para a competição, redução de preços, com qualidade e continuidade. O impacto desse novo ambiente atingiu todos os setores das empresas, incluindo a atividade de manutenção.
Atualmente a técnica de manutenção deve ser necessariamente desenvolvida sob a estratégia da redução dos tempos de intervenção nos equipamentos, buscando obter o menor tempo de indisponibilidade para o serviço. Para se alcançar essa estratégia utilizou os seguintes conceitos:
• Manutenção preditiva
A manutenção preditiva se baseia na análise da evolução supervisionada de parâmetros significantes da deterioração do componente, permitindo alongar e planejar intervenções. Conceito ainda pouco aplicado no país, a manutenção preditiva pode significar uma economia igual a 30 vezes o valor investido. “Apesar de esse número variar conforme a utilização do sistema e tipo de indústria, esse ganho financeiro ocorre devido ao menor tempo perdido com máquinas paradas” [7].
• Manutenção preventiva
Trabalha de acordo com uma programação pré-estabelecida, normalmente em função da estatística da vida útil média dos componentes dos equipamentos. Pontos negativos: substituição prematura de componentes, com alto impacto nos custos da manutenção e não leva em conta a real evolução da vida útil dos equipamentos com alto impacto na disponibilidade dos equipamentos de produção.
•