Trabalho sobre lixo com pré-escola
JUSTIFICATIVA:
Na atualidade produzimos uma quantidade de lixo absurda, e o maior problema é que nem todo esse lixo recebe um destino adequado, ou é eliminado de uma forma correta, fazendo com que esses resíduos perdurem por anos, ás vezes séculos, no solo do nosso planeta. Por tanto, é necessário que as pessoas tomem conhecimento desses fatos, e que isso se torne uma preocupação para elas também. Sendo assim, a ideia de realizar um trabalho voltado para essa questão em escolas e com crianças pequenas se torna uma boa chance de conseguirmos ter uma geração de adultos mais responsáveis quando o quesito for lixo.
OBJETIVOS:
Fazer com que as crianças percebam que todas pessoas produzem lixo;
Conhecer as formas de separar o lixo e quais podem ser reciclados;
Entender a importância da reciclagem e da reutilização do lixo.
METODOLOGIA:
Começaremos na rodinha de conversa falando sobre o lixo: o que é lixo? Da onde vem? Para onde será que vai? Depois de termos as respostas deles para essas perguntas iremos observar os lixos da nossa sala, durante a observação faremos questionamentos como: Produzimos muito lixo? Que tipo de coisas tem na nossa lixeira? Alguma dessas coisas poderia ser usada de novo?
Voltaremos ao assunto “destino do lixo”. Interessante levar imagens de lixões a céu aberto, aterros e recicladoras, para observarem semelhanças e diferenças. Então questionar? Qual será o destino mais correto? O que acontece com o lixo na casa de vocês? Daremos um tema de casa, para conversarem com os pais e descobrirem pra onde seu lixo vai. Fazer um desenho e os pais podem escrever 1 ou 2 frases. Como em nossa cidade existe coleta seletiva, é provável que a maioria dos pais contem que separem seu lixo.
No outro dia de aula então conversaremos sobre os tipos de lixo e como são separados. Imagem das cores da lixeiras que diferenciam o que deve ser colocado em cada uma: plástico, papel, alumínio, vidro e resíduos