Trabalho sobre HPV
A prevenção desta doença sexualmente transmissível deve ser feita pelo uso da camisinha no contato sexual, que diminui, mas não anula a transmissão. É recomendado que ao contato sexual com um parceiro que seja portador do HPV seja realizado o exame de prevenção tanto para o homem quanto para a mulher. Existem exames preventivos gratuitos no Sistema Único de Saúde. O diagnóstico deve ser feito em sua fase inicial pelo papanicolau, um exame citopatológico. O diagnóstico precoce é muito importante, pois o HPV é o maior responsável pelo câncer de colo uterino.
Transmissão
A transmissão do HPV pode ocorrer pelo contato genital com a pessoa infectada. E por via sanguínea como de mãe para filho, também chamada de transmissão vertical, no momento do parto. A mulher grávida que contrair o vírus do HPV pode vir a ter uma má formação do feto.
O que é?
O HPV é um vírus chamado Papilomavirus Humano que são capazes de causar lesões de pele tanto em homens como em mulheres, também pode ser conhecido como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. É uma das doenças transmissíveis mais comuns no mundo, sendo que uma em cada cinco mulheres são portadoras do vírus. Há mais de 100 tipos de HPV e alguns são assintomáticos. O Ministério da Saúde registra a cada ano 137 mil novos casos.
Tratamento
A maioria das infecções é assintomática ou não aparecem e de caráter transitório. As formas de apresentação são clínicas (lesões ou verrugas) e subclínicas (sem lesão aparente). Diversos tipos de tratamento podem ser oferecidos. Só o médico, após a avaliação de cada caso, pode recomendar a conduta mais adequada. O principal objetivo do tratamento da infecção pelo HPV é a remoção das verrugas, o que leva a cura da maioria dos pacientes.
O Brasil é um dos