Trabalho sobre HPV
TRABALHO DE BIOLOGIA
Vírus HPV
O que seria HPV?
HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus da família Papilomaviridae, capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.
Como o vírus HPV é transmitido?
A transmissão é por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções subclínicas são encontradas no colo do útero. O desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo é bastante raro. Mas a principal forma de transmissão do HPV é através das relações sexuais, é a doença sexualmente transmissível mais frequente e conhecida, geralmente as mulheres são as que mais possuem o problema.
Como o vírus pode ser diagnosticado?
As verrugas genitais encontradas no ânus, no pênis, na vulva ou em qualquer área da pele podem ser diagnosticadas pelos exames urológico (pênis), ginecológico (vulva) e dermatológico (pele). Já o diagnóstico subclínico das lesões precursoras do câncer do colo do útero, produzidas pelo papiloma vírus, é feito através do exame citopatológico (exame preventivo de Papanicolau). O diagnóstico é confirmado através de exames laboratoriais de diagnóstico molecular, como o teste de captura híbrida e o PCR. Os sintomas mais comuns de HPV seriam as verrugas na pele é o sintoma mais comum das doenças causadas pelo HPV. No entanto, a localização das verrugas ajuda no diagnóstico se a doença causada por HPV é sexualmente transmissível ou não. HPV que causam verrugas genitais são transmitidos sexualmente, enquanto as verrugas desenvolvidas em mãos e pés não são. Há