TRABALHO SOBRE GE 2
Thomas Alva Edison é reconhecido mundialmente como um gênio, mas o que talvez muitos não saibam é que ele também foi um empresário visionário
Em 1876, Thomas Edison inaugurou um laboratório de pesquisas em Menlo Park, New Jersey (EUA), local que serviria de palco para uma das maiores invenções do século – a primeira lâmpada incandescente comercial. No ano de 1890, ele criou a Edison General Electric Company.
No mesmo período, a Thomson-Houston Company, de Charles A. Coffin surgia como uma empresa inovadora no ramo da eletricidade e era uma grande concorrente de Edison.
Com a expansão de ambas as empresas, aumentava a dificuldade de cada uma delas construir instalações elétricas usando apenas suas respectivas patentes e tecnologias, de modo que, em 1892, Thomas Edison e Charles A. Coffin formalizaram a fusão de suas empresas, criando a General Electric Company.
Ao criar várias empresas para trazer inovação para o mercado, Thomas Edison estabeleceu o caminho para o que é a GE hoje. Diversas empresas e áreas de negócio por ele criadas continuam a fazer parte do portfólio da GE até hoje, incluindo soluções de iluminação, transporte, produtos para uso industrial, transmissão de energia e equipamentos médicos.
A história do Centro de Pesquisas Global da GE
O primeiro laboratório de pesquisas da GE foi criado em 1900, em um pequeno celeiro da residência de Charles Proteus Steinmetz, cientista industrial e engenheiro-chefe da GE. Ele convenceu a liderança da empresa e criar um espaço onde a GE pudesse dar continuidade ao desenvolvimento de soluções inovadoras em iluminação e eletricidade. Um dos fundadores da empresa, Elihu Thomson, concordou com a criação do laboratório de pesquisa e ressaltou a importância de a General Electric Company continuar investindo em inovação e a desenvolver novas aplicações comerciais.
Um dos primeiros projetos do novo laboratório foi defender o principal ativo da empresa – a lâmpada incandescente – por meio de inovação.