Trabalho sobre Fundição
1. O que é fundição.
2. Quais vantagens e desvantagens deste processo.
3. Classificações do processo.
4. Etapas do processo.
5. Principais processos de fundição.
6. Materiais mais utilizados neste processo.
Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida. A peça produzida por fundição pode ter as formas e dimensões definitivas ou não. Em muitos casos após a fundição, a peça é usinada para serem feitos ajustes dimensionais ou mesmo conformada mecanicamente (por exemplo, ser forjada), para que as formas e dimensões finais sejam obtidas.
Vantagens e Desvantagens Em muitos casos os processos de fundição apresentam algumas vantagens em relação a outros tipos de processos de fabricação, como no caso da produção de peças complexas e com cavidade internas, ou na produção de peças muito grandes.
Isso garante maior agilidade e economia na produção.
Por outro lado, as propriedades mecânicas de peças fundidas geralmente são inferiores às propriedades de peças conformadas mecanicamente. Além disso, durante o processo de solidificação pode haver formação de porosidade.
Etapas do processo
O processo de fundição envolve: 1. Fusão do metal ou liga. 2. Vazamento em um molde. 3. Solidificação da peça.
4. Remoção do metal ou liga solidificado do molde.
Algumas considerações importantes devem ser feitas com respeito ao escoamento do metal líquido na cavidade do molde, o qual é influenciado pela temperatura de vazamento; taxa de resfriamento; fluidez; existência de turbulência; contração de solidificação; transferência de calor no molde; características do lingote (ou molde); que dependem do processo de fundição. A figura ilustra a solidificação de um metal junto à parede do molde.
Principais processos de fundição
Os processos de fundição podem produzir peças já em sua forma e acabamento definitivos ou constituírem