Trabalho sobre Francis Bacon Corrigido
SUMÁRIO: 1.Introdução. 2. Filosofia. 3. Francis Bacon e o método empirismo. 4. Obras de Francis Bacon: Instaratio Magna Scientiarum e o Novo Organum. 5. Francis Bacon e a Pesquisa em Direito. 6. Considerações Finais.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra de Francis Bacon e demonstrar a contribuição do pensamento do autor para o surgimento da ciência moderna.
Francis Bacon nasceu na cidade de Londres (Inglaterra) em 22 de janeiro de 1561, filho de Sir Nicholas Bacon e de Lady Anne Coke, seus pais tiveram participação importante na corte inglesa.
Francis Bacon estudou na Universidade de Cambridge, começou sua carreira como homem político e jurista, atuou nos reinados da rainha Isabel e Jaime I, e conquistou altos cargos, foi advogado geral em 1613, membro do conselho particular em 1616, chanceler do reino 1618. Porém em sua carreira teve envolvimento de casos de corrupção, foi acusado de concussão pelo Parlamento e depois perdoado pelo Rei, morreu na cidade de Londres (Inglaterra) em 9 de abril de 1626.
Sua notoriedade ocorreu de sua valiosa participação na filosofia dos séculos XVI e XVII. É considerado um dos fundadores da Ciência Moderna e criador do método empírico.
Para atingir-se o proposto, divide-se em quatro etapas. No primeiro a Filosofia introdutórias. No segundo O método empírico. No terceiro a análise das obras Instauration Magna, bem como do Novum Organum. No quarto a importância do pensamento de bacon para a pesquisa jurídica.
2. Filosofia
O pensamento filosófico de Bacon representa a tentativa de realizar aquilo que ele mesmo chamou de Instauratio Magma (Grande restauração). A realização desse plano compreendia uma séria de tratados que, partindo do estado em que se encontrava a ciência da época, acabaria por apresentar um novo método que deveria superar e substituir o de Aristóteles. Esses tratados deveriam apresentar um modo específico de investigação dos fatos,