Trabalho sobre Feldspatóides
De
Mineralogia
ALUNO: Bruno Soares Mendes
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho, será explanado um pouco sobre o grupo dos Feldspatoides que é um grupo de minerais quimicamente semelhantes aos Feldspatos, porém com proporção de sílica nitidamente inferior, caracterizados como insaturados em sílica e ricos em álcalis. Podem ser entendidos como sendo derivados dos Feldspatos pela falta de sílica. E sobre dois minerais que pertencem a esse grupo, que são a Cancrinita e a Haunyta.
DESENVOLVIMENTO
Conceito, utilização e minerais do grupo (explicação de dois).
Feldspatóide - Designação comum aos membros de um grupo de aluminossilicatos de sódio, potássio ou cálcio, quimicamente semelhantes aos feldspatos, mas pobres em sílica. São relativamente raros, ocorrem em rochas ígneas não saturadas, substituindo os feldspatos.
Nunca são encontrados numa mesma rocha que o quartzo.
Incluem-se neste grupo os minerais cancrinita, polucita, leucite, nefelina, analcima, haunyta, lazurite, noselite e sodalita.
São usados como gema (lazurita e sodalita), fonte de alumínio (nefelina) e ainda em vidros, cerâmica e na fabricação de soda e de sílica coloidal (nefelina).
Dois minerais:
Cancrinita – Silicato de formula química [(Ca, Na)6(CO3)1-1,7][Na2(H2O)2](Si6Al6O24), hexagonal, geralmente encontrado em massas de cor caramelo, laranja ou outras, translucido a transparente, em rochas ígneas, especialmente nefelinas-sienitos. Dureza 5,0-6,0. Densidade 2.42-2.50. IR 1,491-1,515. Bir. 0,024-0,029. U(-).
Pode ser usado como gema, sendo produzido, para tal fim, no Canadá.
Haunyta – Sulfato aluminossilicato de sódio e cálcio – Na6Ca2Al6Si6O24(SO4)2 -, do grupo da sodalita. Cubico, geralmente em grãos arredondados, às vezes em octaedros ou dodecaedros, cor azul, verde, vermelha ou amarela comumente irregular, brilho vítreo ou graxo, com clivagem regular segundo [110]. Dureza 5,5-6,0. Densidade 2,44-2,50. É encontrado em várias rochas vulcânicas.
A haunyta é um dos