trabalho sobre empirismo
Desenvolvimento:
Definição do termo Razão
- razão objetiva (objeto do conhecimento ou da realidade é racional)
- razão subjetiva (sujeito do conhecimento e da ação é racional)
Origem do termo “Razão”
Logos (palavra latina), Ratio (palavra grega) ou razão significam pensar e falar ordenadamente, com medida e proporção, com clareza e de modo compreensível para os outros. Na origem, razão é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se corretamente e claramente para pensar e dizer as coisas como são.
Os princípios racionais:
- Princípios da identidade
- Princípios da não-contradição (contradição)
- Principio do terceiro excluído
- Principio da razão suficiente (casualidade)
Origem do Conhecimento:
As principais teorias de aquisição do conhecimento são o Empirismo e o Racionalismo. Atualmente, sabe-se que ambas as teorias se completam, mas no período de seus surgimentos, eram consideradas completamente antagônicas. A principal discussão era a respeito da origem do conhecimento, se este seria inato ou adquirido.
-Empirismo: de acordo com esta corrente, todo conhecimento é adquirido através da experiência sensível, a qual provém dos sentidos e cabe aos pensamentos separar e organizar essas impressões. Para os filósofos empiristas, o homem seria como uma “folha em branco”, sobre a qual o ambiente exerceria sua influencia, gerando aprendizado e transformando-o, porém, este indivíduo seria incapaz de alterar o meio.
John Locke (1632-1704): nascido na Inglaterra, de família burguesa, estudava para a vida religiosa. Foi um dos importantes filósofos empiristas, tinha a intenção de fixar origem a natureza e o valor do conhecimento colocando em vigor seus limites e suas possibilidades. A experiência é o limite e os sentidos originam as idéias. A idéia é a realidade percebida pelos sentidos, já o conhecimento seria o que se percebe combinado a outras percepções, representadas na mente por tais ideias, assim era produzido algo novo. O conhecimento seria a