Trabalho sobre drogas
DROGAS:
“Se você é dos anos 60 ou 70, certamente sabia mais sobre drogas do que seus pais. E agora seus filhos sabem mais do que você.” Mesmo sendo um assunto antigo, parece que sabemos cada vez menos sobre. Uma pesquisas da Associação Parceria Contra Drogas mostram que, hoje, quatro em cada dez crianças já experimentaram maconha. O acesso para as drogas está cada vez mais fácil e atraente. • O LSD é oferecido para crianças na forma de desenhos coloridos, com personagens de histórias em quadrinhos; • O Crack pode ser encontrado em qualquer esquina;
• O acesso a bebidas e cigarros para menores é fácil, e normalmente se inicia dentro de casa. • As festas rave, são verdadeiras feiras de drogas, principalmente ecstasy, maconha e cocaína. Já te ofereceram alguma droga? 33% dos entrevistados de 10 a 12 anos, 49% dos de 13 a 15 anos e 67% entre 16 e 18 anos responderam sim. 76% dos portadores do vírus da AIDS entre 11 e 19 anos contraíram a doença por meio das drogas intravenous.
A normalidade que as drogas aparecem em filmes faz os jovens terem a imagem de que é normal e legal usar drogas. (mostrar link réquiem para um sonho) Por que os jovens começam a usar: Muitos começam a usar drogas por motivos psicológicos e sociais que todo jovem enfrenta nessa fase.
No filme Aos 13, uma garota ‘nerd’ e sem muitos amigos, começa a se drogar e fazer varias besteiras para poder “aparecer” na escola. (link filme) Por que uma pessoa usa droga mesmo sabendo que elas fazem mal? - influencias de amigos e imposição da sociedade. Por exemplo: em festas, muitas vezes em raves, as drogas são postas como normais e ate mesmo como ‘moda’. O que faz um jovem, em fase de maturidade de personalidade, pense que, para se socializar e aproveitar muito a festa, ele precise se drogar. Mas ao mesmo tempo, sabemos que fast food faz mal, mas comemos ignorando este fator, pela cultura, por pouca informação, e por saber, desde pequeno, que é bom.
Requiem: