Trabalho Sobre Domotica
▪ Uma casa inteligente é um espaço residencial ecológico e evoluído em termos de construção que contempla soluções integradas e racionais baseadas nas tecnologias de informação, de modo a oferecer uma infraestrutura tecnologicamente avançada que permite a quem nele habita usufruir de um conjunto de serviços e funcionalidades, tais como:
- Segurança
- Gestão de Energia
- Conforto
- Automação de Tarefas domésticas
- Entretenimento
- Operação e Manutenção remota e localmente
▪ Em função dos avanços tecnológicos e de outros fatores, como por exemplo a Internet, e os serviços móveis (gsm, gprs, wap, …), num futuro próximo iram ser disponibilizados outros equipamentos, para além dos que já existem hoje.
▪ Uma habitação que se pretenda inteligente deve ser pensada como tal, desde o início da sua conceção, para que os custos sejam mais reduzidos e que as infraestruturas necessárias ao bom desempenho das tecnologias hoje disponíveis não tenham que ser improvisadas. Deverá existir um diálogo entre todas as atividades envolvidas num projeto de desenvolvimento de uma casa inteligente: Arquitetura, Construção e Engenharia.
▪ No entanto não existem condicionalismos à aplicação de um sistema domótico. Qualquer casa pode ter um, melhorando a assim qualidade de vida do utilizador.
▪ Mas deve-se referir que é importante haver um certo nível de construção sob pena de algumas vantagens da domótica, nomeadamente a poupança de recursos energéticos não ser rentabilizada, quando alguns fatores não são tidos em conta (ex. isolamentos deficientes), e também pelo facto de ser possível escolher, à partida, uma solução que deve estar de acordo com as reais necessidades do utilizador, e ser baseado num sistema fiável e de fácil utilização.
CENÁRIOS POSSÍVEIS Os cenários seguintes demonstram situações práticas do sistema:
▪ Existindo um meio de comunicação entre os dispositivos informáticos, eletrodomésticos,