Trabalho sobre densidade
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUÍMICA BÁSICA
PRÁTICA FORMATIVA EM GRUPO
Unidade II
Turma 202A
COMPONENTES:
1.
2.
3.
4.
ARACAJU
2014-05-02
1 INTRODUÇÃO
As substâncias químicas são conhecidas pelas suas características ou propriedades, dentre elas: massa, estado, cor, magnetismo, densidade etc. Esta prática formativa limitou-se aos estuda da propriedade densidade.
Medir densidade de substâncias faz parte da rotina de qualquer laboratório químico e, conforme já tratado na prática formativa anterior, estas medidas envolvem exatidão e precisão, as quais não serão abordadas nesta prática.
Segundo Brady & Humiston (1995, p.15), a densidade é definida como a razão entre a massa de um objeto e o seu volume. Ainda, que a densidade é uma propriedade que não depende do tamanho da amostra.
Segundo Russel (1994, p.53), uma das propriedades que caracterizam uma substância é sua densidade, que é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou, simplesmente, massa por unidade de volume. Ou seja, a densidade de um objeto é calculada pela divisão da massa do objeto por seu volume, conforme segue:
As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico, g/cm3, unidades derivadas do SI. (por causa da equivalência do mililitro e do centímetro cúbico, a unidade gramas por mililitro, g/mL ou g.mL-1, embora não pertencente às unidades SI, equivale exatamente a gramas por centímetro cúbico). Os gases são muito menos densos do que os outros estados da matéria, por isso a unidade SI gramas por decímetro cúbico, g/dm3, é a mais conveniente (a unidade equivalente gramas por litro, g/L, não pertencente às unidades SI, é ainda muito usada).
Quando diz-se que uma substância tem maior densidade do que outra, isto significa que, num dado volume de uma substância, há mais matéria que no mesmo volume de outra