Trabalho sobre córregos
Logo após a Segunda Guerra Mundial, os japoneses conseguiram estabelecer um equilíbrio na economia do país, utilizando o Modelo Japonês de Administração ou até mais conhecido como o Sistema Toyota de Produção(STP), que tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos reduzindo os estoques e custos. O STP é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científicas e tradições culturais japonesas.
O Sistema Toyota de Produção é sustentado pelo sistema JUST IN TIME e pela autonomação(JIDOKA). Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessários e somente quantidade necessária, sempre atendendo de acordo com a demanda. Já a autonomação, significa a transferência da inteligência humana para uma máquina, consiste em: detectar a anormalidade, parar, consertar ou corrigir a condição imediatamente, investigar a causa raiz e instalar uma contramedida.
A Administração Japonesa é baseada no sistema “KAIZEN”: uma palavra japonesa, que significa, mudança para melhor ou aprimoramento contínuo.
Outra temática desse conceito é o famoso CCQ- Círculo de Controle de Qualidade, muito utilizado no sistema de administração dos japoneses, logo o Kaizen é a junção do processo de CCQ, que é a essência da Administração Japonesa. Para eles, é tão importante fazer bem feito quanto obter o resultado certo, e para isso, é aplicado o uso dos “5 s”.
Os “5 S” são as iniciais de 5 palavras japonesas: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que estão intimamente relacionadas com “wa” - harmonia, como se percebe a seguir:
Seiton: significa providenciar a ARRUMAÇÃO e deixar tudo em ordem- todos os materiais (sejam quais forem) necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessários. Deixar as coisas no lugar certo, para não se perder tempo e