Trabalho sobre couve
A couve é um vegetal crucífero do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae, da qual fazem parte mais de 3.000 espécies. Nativa da Europa e introduzida no Brasil pelos primeiros colonizadores portugueses, a couve se tornou uma das hortaliças mais consumidas e apreciadas em nosso país. (INFO ESCOLA, 2013).
Caracterizada por possuir longas folhas comestíveis de formato oblongo e ondulado, que podem ser encontradas em tons de verde claro, verde escuro e até mesmo verde azulado, com limbo de aspecto frisado ou crespo, as couves são cultivadas por ser considerado um alimento altamente nutritivo e cheio de propriedades medicinais. (INFO ESCOLA, 2013).
Contém folhas grandes e lisas, de cor verde brilhante e recobertas por uma espécie de cera que além de fazê-las brilhar, as deixa mais duras e resistentes. No centro elas têm uma nervura grossa e forte, que se ramifica em outras mais finas (COUVE...2013).
2. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
A couve é um produto muito acessível e seu custo não é elevado; é de fácil manejo e pode ser plantada durante todo o ano. Pode ser encontrada em hortas de pequeno, médio ou grande porte. Sua procura no mercado (feiras, supermercados e hortifrútis, por exemplo) é grande devido aos ricos valores nutricionais, sendo que também pode ser utilizada com fins medicinais. A couve também pode ser combinada com vários tipos de pratos culinários.
3. IMPORTÂNCIA NUTRICIONAL
A couve é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso (IMPORTÂNCIA...2013).
Para o bom aproveitamento de suas vitaminas e sais minerais, a couve deve ser consumida, preferivelmente crua, em saladas, porque quando cozida, perde grande parte