Trabalho sobre Consumismo: Consequências para a família e a sociedade
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO / 2º SEMESTRE DE 2015
SOCIEDADE DO CONSUMO: CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE E FAMÍLIAS
MARILIA ZAFRA ZAGO
Trabalho sobre Consumismo apresentado à disciplina de Administração em Marketing como requisito parcial para sua avaliação.
Responsável: Prof. Evandro Jardim dos Santos, Esp.
Adamantina
Agosto de 2015
Critérios de avaliação
Apresentação
Conteúdo / Questões
Resenha
MENÇÃO
FINAL
Participação
Compreensão
Assimilação
Clareza
Criticidade
Sociedade do consumo: consequências para a sociedade e famílias
1. Descreva quais são e as principais características dos produtos e serviços considerados supérfluos.
R: Considerando que supérfluo é o que ultrapassa a necessidade, algo que é mais do que se necessita, posso dizer que as principais características de produtos e serviços considerados supérfluos são as que encontramos na sociedade atual. Digo isto, pois temos visto que a sociedade tornou-se consumista, comprar por comprar, ou seja, sem a devida necessidade. Posso citar então qualquer tipo de produto/serviço que seja adquirido tendo em vista um desejo, não uma necessidade, ocorrendo aí uma inversão de valores. Por exemplo, comprar um carro novo do ano, comprar roupas de marca, uma casa nova, o último modelo de celular, sem ter o devido dinheiro, comprometendo sua renda.
2. Quais motivos levam pessoas ao consumo desenfreado?
R: Há vários motivos que podem levar uma pessoa ao consumismo, eis alguns deles: a internet é um dos motivos que mais facilita essa atitude, pelo fato de trazer comodismo aos consumidores, já que não precisam mais sair de casa e se encaminhar até uma loja para efetuar a compra. Também trouxe a facilidade de pagar por tal coisa, através de cartões de crédito, fazendo com que a pessoa sequer precise pensar no que está realmente fazendo. O segundo motivo é completamente interligado ao primeiro, que é o crédito