Trabalho sobre Coesão Gramatical
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COESÃO
PROFESSORA CLÁUDIA VALÉRIA LOPES GABARDO
Língua Portuguesa
Joinville - SC
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A linguística textual, responsável pelo estudo da estrutura e do funcionamento dos textos, é capaz de tornar mais claros os fenômenos textuais. O texto é composto de grupos de enunciados e para fazer com que eles sejam entendidos e compreendidos é necessária a habilidade do escritor para escrever de forma coesa.
Para se ter textos, que são frases interligadas e não um monte de palavras soltas, é necessário haver uma produção linguística, pois o texto é uma criação falada ou escrita que forma um todo significativo. Os textos são considerados unidades da língua com uma função comunicativa, caracterizando-se por vários fatores: contextualização, coesão, coerência, intencionalidade, informatividade, aceitabilidade e intertextualidade.
O presente trabalho pretende portando, analisar um importante aspecto da textualidade: a coesão, mostrando sua necessidade nas frases por retomada ou por antecipação, na construção textual num todo e no seu emprego nas mais diferentes formas de comunicação.
Quando falamos de coesão, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico- semântica entre as partes de um texto.
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequência de eventos.
1 COESÃO TEXTUAL
Para ser bom, um texto não pode ser apenas um agrupamento aleatório de ideias, mas deve ter ligações que resultem em uma unidade textual. Antes de escrever é necessário “planejar” previamente para que as relações existentes entre as informações sobre o tema a ser desenvolvido fiquem devidamente organizadas. Essa disposição planejada das ideias é o que chamamos de coesão textual. Uma escrita coesa requer a devida