Trabalho sobre CLP
Índice.
1. Introdução
2. Histórico
3. Descrição
4. Normas
5. Principio de Funcionamento
6. Arquitetura
7. Linguagem de programação
8. Exemplo
9. Conclusão
10. Referencias Bibliográficas
Introdução.
Controlador Lógico Programável ou Controlador Programável, (CLP ou CP), e pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable logic controller), é um computador especializado, baseado em um microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário (cada CLP tem seu próprio software). Ele controla diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado numero de pontos de Entradas e/ou Saídas (I/O).
Controlador Lógico Programável segundo a ABNT é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.
Um CLP é o controlador indicado para lidar com sistemas caracterizados por eventos discretos, ou seja, com processos em que as variáveis assumem valores zero ou um (digitais). Podem ainda lidar com variáveis analógicas definidas por intervalos de valores de corrente ou tensão elétrica.
Histórico.
Também conhecidos pela Sigla CLP ou PLC. Este equipamento, hoje tão vital para o controle de processos e máquinas, foi criado em 1968pelo engenheiro Dick Morley, o mesmo que um depois fundou a empresa MODICON. O nome dado pelo inventor para a empresa é uma abreviação de