Trabalho sobre celebridades
DISCIPLINA LINGUAGEM IMPRESSA E AUDIOVISUAL
PROFESSORA ARIADENE JAQUES FERNANDES
Trabalho sobre fotografia:
FOTOS DE
CELEBRIDADES
Rafael Silva Cordovil de Lima
20072062
Rio de Janeiro
2011
Atualmente, a idéia de um evento, seja ele embutido de importância para uma ou mais pessoas, traz em si, a noção incorporada e inconsciente do registro. Qualquer que seja o evento, a fotografia, a gravação (áudio e/ ou visual) e até mesmo a escrita são os meios indispensáveis para manter viva a lembrança daquele momento. Contudo, das três opções, a fotografia e a gravação audiovisual são os meios de registro que conseguem remeter com melhor receptividade e menos ruído a sua função.
Ao indagar a relação registro-evento, presente na atual sociedade, pode-se perceber a mudança de paradigma que ocorreu durante o desenvolvimento dos meios visuais. Da forma artística de registrar através da pintura, com retrato em miniatura, em 1520, passando pelas experiências feitas pelos franceses, Louis Daguerre e Joseph Nicéphore Niépce, na tentativa de capturar uma imagem fixa através da ação direta da luz, em 1813, em seguida, a popularização das câmeras fotográficas, com o magnata e fundador das empresas Kodak, George Eastman, em 1888, até as primeiras câmeras digitas comercializadas, cem anos depois, em 1990, com a câmera Dycam Model 1, a fotografia passou da complexa função de viés artístico para pura e simples metodologia de reprodutividade.
Durante os avanços tecnológicos da fotografia, a sociedade sofreu transformações significativas e de ideais capitalistas. Tais transformações modificaram o modo de produção e distribuição dos produtos manufaturados, artesanais e culturais. A relação registro-evento tornou-se lucrativa, à medida que, a sociedade pode consumir, com mais freqüência, os produtos industrializados. Esse fenômeno resultou no aumento da qualidade, da especialização e da acessibilidade, gerando, conseqüentemente, um