trabalho sobre candomblé
Introdução : O candomblé é a religião afro-brasileira mais influente do país , com seus batuques , danças .
Não existe um número exato de fiéis ,os números variam , em 1998 uma pesquisa indicou que , apenas que 1,5% da população era da religião de candomblé ou umbanda. Os fiéis, evitam assumir por medo do preconceito.
Candomblé – ca [ka]=uso, costume, ndomb=negro, preto e lé=lugar, casa, terreiro e/ou pequeno atabaque. A junção desses resulta em : “lugar de costume dos negros”. É uma religião originada da África , trazida ao Brasil pelos negros escravizados. Foi tolerada porque os senhores julgavam as danças e os batuques simples divertimentos para os negros ,e para que pudessem guardar a lembrança de suas origens e seus sentimentos.
O Candomblé, foi difundido no Brasil , no século passado, com a migração de africanos como escravos .O Brasil era totalmente constituído de negros da Angola e com a chegada dos negros de nagôs havia se passado um século e meio de escravidão e os costumes dos e crenças do negro foi se apagando , mas os africanos resistiram e criaram uma nova forma de , cultuar seus deuses com os santos dos católicos.
Mesmo com a pressão religiosa e social , foi fácil para os escravos reinstalarem crenças e práticas na Bahia , que trouxeram com eles, porque a igreja estava cansada de tanto esforço na criação de irmandade , para tentar anular a cultura dos negros. Todos os meses eram feitas novas levas de escravos que desembarcavam na Bahia adeptos ao culto dos Orixás.
Em 1830 , três negras conseguiram fundar o primeiro templo de sua religião na Bahia -Ylê Yá Nassó, casa da mãe Nassó.( Nassó seria o título de princesa de uma cidade natal da costa da África) . Esta seria a primeira a resistir às opressões católicas.
Ainda em 1830, os candomblés se diversificaram , a medida que a religião dos nagôs se firmava primeiro entre os escravos e depois no povo , hoje existem quatro tipos de Candomblés : O Kêtu ( que é o