Trabalho sobre associação de resistores
De que maneira as lâmpadas que iluminam as árvores de natal são agrupadas num circuito? Por que quando uma delas se queima as outras podem se apagar e em nossa casa as outras continuam funcionando quando uma delas se queima?
Para responder a esse tipo de questão é preciso conhecer os dois tipos de associação de resistores e perceber a diferença entre eles: os resistores em série - usados em circuito como o das árvores de natal – e os resistores em paralelo – usados em instalação elétrica de construções civis.
Resistores em Série
Quando num circuito vários resistores são colocados em seguida um do outro, de forma a serem percorridos pela mesma corrente elétrica, dizemos que estes resistores estão associados em série. Nesse tipo de associação, a corrente elétrica percorre todos os resistores antes de retornar à tomada. Veja:
O fato de os resistores em série serem percorridos pela mesma corrente elétrica explica porque as lâmpadas da parte de um circuito assim formado (como o das árvores de natal) não se acendem quando uma delas está queimada: uma lâmpada queimada interrompe a passagem da corrente elétrica naquele trecho do circuito.
A ddp entre os terminais da associação em série é igual à soma de cada um dos resistores U1, U2, U3,... Perceba que nesse resultado temos a aplicação do Princípio da Conservação da Energia, pois a energia elétrica da associação é a soma da energia elétrica que atravessa cada resistor.
Vejamos um exemplo de três resistores em série, R1, R2 e R3:
U=U1+U2+U3
Como eles são atravessados pela mesmo corrente i,temos:
U1=R1i U2=R2i U3=R3i
Resistência equivalente
Imagine que para consertar um aparelho elétrico você precisa de um resistor de 7( e não o encontra para comprar. Uma maneira de resolver a situação é associar em série três resistores que, juntos,