Trabalho Sobre Articula Es
ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EVERTON CARDOSO
ARTICULAÇÕES
Xanxerê
2009
EVERTON CARDOSO
ARTICULAÇÕES
Trabalho da disciplina Anatomia Humana Curso Educação Física, Área das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Xanxerê.
Professor: Jucielly Carla Téo
Xanxerê
2009
ARTICULAÇÕES
Articulações: As articulações ou junturas são as uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. São dividas nos seguintes grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade: Articulações fibrosas, articulações cartilagíneas e articulações sinoviais.
Articulações fibrosas: As articulações fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio(exceto a ATM).Há três tipos principais de articulaçoes fibrosas: Saturas, sindesmoses e gonfoses.
Gonfoses: Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada á fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas.
Sindesmoses: Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do cranio.
Suturas: Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações, que os mantem intima e firmemente unidos.Consequentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo um pequena fenda entre os osso.Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio.
Articulações cartilagíneas: Nas articulações cartilaginosas, os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações.Existem dois tipos de articulações cartilagíneas: Sincondroses e sínfises.
Sincondroses: Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina.Muitas sincondroses são articulações temporárias, com cartilagem sendo