Trabalho sobre administracao financeira
Além da parte intelectual de pesquisador do administrador financeiro, há a parte de analise das tendências do mercado, pois é por elas que esse profissional consegue enxergar a lucratividade ou o prejuízo a médio e longo prazo, pois avaliação do mercado e constante.
A função do administrador financeiro frente às expectativas positivas ou negativas do mercado é conhecer a estrutura econômica do país em relação aos investidores internos e externos, ou seja, o administrador deve estar ciente das taxas cambiais, taxas , tais conceitos do sistema financeiro nacional e internacional devem fazer parte do vocabulário e do cotidiano do administrador financeiro.
Logo após o conhecimento da atuação da empresa no mercado e suas possibilidades o administrador deve fazer um planejamento, haja vista que a empresa não pode dar nenhum “passo em falso”. Daí, o planejamento estratégico torna-se uma ferramenta da administração, que permite desencadear mecanismos de participação em diversos níveis de decisão e direcionar a aplicação dos recursos disponíveis objetivando a execução de objetivos a curto, médio e longo prazos, permitindo que seja estabelecida rota comum com o conhecimento das dificuldades e facilidades do ambiente, ou seja, uma maneira de ajudar uma empresa a desempenhar sua missão de maneira mais eficiente. O administrador financeiro tem o mesmo domínio que o economista nesse caso, todavia, a atuação do administrador financeiro é dentro da empresa, enquanto que o economista exerce sua função fora da empresa, visto que a responsabilidade dele é a manutenção da ordem no sistema. As tendências do mercado são vistas pelo administrador financeiro como um panorama de oportunidades para investimentos, pois a empresa não pode ficar inerte em relação ao constante e ligeiro movimento da “roda” comercial. O administrador financeiro é o personagem da ação, em relação aos momentos que lhe convier mais convenientes, cujo valor monetário de