Trabalho sobre adm. cientifica e clássica
Administração científica: surgiu no chão de fábrica. Conforme o próprio nome indica, sugere a adoção de métodos racionais e padronizados, a máxima divisão de tarefas e o enfoque centrado na produção; Administração clássica: teve origem na alta administração, enfatiza a estrutura formal da organização e a adoção de princípios e funções administrativas necessárias à realização do trabalho. O sucesso do empreendimento, segundo Fayol, está relacionado ao desempenho satisfatório dessas funções, em todos os setores da organização.
A Teoria da Administração Científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção enquanto a Teoria Clássica da Administração a estudava privilegiando a estrutura da organização.
Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A conseqüência destas Teorias foi uma redução no custo dos bens manufaturados. Aquilo que fora um luxo acessível apenas aos ricos, como automóveis ou aparelhos domésticos, tornou-se disponível para as massas. Mais importante foi o fato de que tornaram possível o aumento dos salários, ao mesmo tempo em que reduziram o custo total dos produtos.
Ambos os métodos de administração, seja a científica ou a clássica, foram vistas como tendenciosas e exploravam os trabalhadores.
2. ESTABELEÇA A DIFERENÇA ENTRE A DIVISÃO DO TRABALHO DEFENDIDA POR TAYLOR E A DIVISÃO DO TRABALHO DEFENDIDA POR FAYOU.
Basicamente, as diferenças entre as idéias de Taylor e Fayol se diferenciavam nos seguintes pontos de vista; Taylor estudava a empresa do ponto de vista do chão de