trabalho sobre acidentes nucleares
Trabalho de Química
Manaus-Am
2013
Instituto de Educação do Amazonas
Eletroquímica
Manaus-Am
2013
Introdução
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda todas as reações e fenômenos químicos entre que se relacionam os elementos químicos e as substâncias químicas, em relação ao uso da energia elétrica. Com este tema geral como base, serão desenvolvidas nessa pesquisa assuntos como energia elétrica, pilhas e seus criados, enfim, tópicos selecionados que tem relação com Eletroquímica.
Eletroquímica: Pilhas
A origem da eletroquímica vem a partir de aproximadamente 1791, com a união entre a bioquímica e a eletricidade, a partir da observação de Luigi Galvani, quando estava dissecando um sapo, com a observação em relação à contração dos músculos da espécie quando estava recebendo energia elétrica.
Os elementos envolvidos em uma reação eletroquímica são caracterizados pelo número de elétrons que têm.Para uma reação ser considerada eletroquímica, deve envolver passagem de corrente elétrica em uma distância finita maior que a distância interatômica.Uma reação eletroquímica é uma reação redox que ocorre com a simultânea passagem de corrente entre dois elétrodos.A corrente que circula no meio reacional pode ter duas origens:
No próprio meio, quando então tem-se uma pilha eletroquímica. Gerada por uma fonte elétrica externa, quando entãotem-se uma célula eletrolítica. Em ambos os casos, tem-se sempre dois elétrodos:
Anodo, elétrodo para onde se dirigem os ânions ou, alternativamente, onde se formam cátions, e Cánodoelétrodo para onde se dirigem os cátions. Nesse elétrodo ocorre sempre depósito, e também redução dos cátions.
A eletroquímica pode estar presente em vários segmentos de nossa vida como por exemplo, na produção de inúmeros produtos no dia-a-dia, como as pilhas eletroquímicas; na metalurgia, com a produção de alumínio, de cobre,