Trabalho sobre aberturas e mascotes das olimpíadas
Apresentador: Olá, está começando mais um Jornal. Hoje entrevistaremos um personagem ilustre de nossa cidade. Este está com nosso reporter Adamastor Pimentel.
Adamastor: Olá amigos de casa e caríssimo Apresentador. Hoje vamos conversar com nosso querido rato de esgoto, Bom dia rato.
Rato: Bom dia, bom dia pessoal de casa. Só antes de começar, gostaria de deixar meus agradecimentos aos prefeitos das cidades de São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti por manterem o abitat da minha família tão bem conservado e desenvolvido (para nós) durante toda minha geração familiar. Estou a disposição para as perguntas.
Adamastor: Bem caro rato, muitos não gostão de você por causar doenças como a leptospirose. O que você acha sobre o assunto?
Rato: Bom, teoricamente a culpa não é minha, pois, no caso desta doença, parte de uma necessidade do meu organismo que é urinar e para isto, preciso ir para um lugar que tenha água para leva-la para longe. Se o ser humano fica doente com esta realidade fisiológica que todo ser vivo tem posso fazer nada.
Adamastor: E porque logo fazer nos esgotos?
Rato: Primeiro, o esgoto está a céu aberto e ja é um local que possui muita sujeira. Logo, é melhor eu fazer ali do que em um rio limpo. Segundo, eu vivo nesse abitat então é o lugar mais seguro e confiável para fazer estas coisas.
Adamastor: E o que você acha sobre a falta de saneamento básico?
Rato: Bem, para minha espécie é um grande avanço, pois, com a falta de saneamento temos acesso a alimentos, refúgio, além de, no caso de valões, um belo banho de sol.
Adamastor: Mas você não acha que o saneamento básico é um direito do homem?
Rato: Acho, mas será muito difícil haver uma mudança, pois o saneamento custa caro e não é o interesse da maioria dos governantes. O que é bom para mim e minha família que terá seu futuro garantido por muito tempo.
Adamastor: Muito obrigado pela sua disposição e estamos terminando o nosso jornal. Até amanhã com a barata