trabalho SO
FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS – FAED
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
carlos vinícius ferrareze
LEONARDO CARNEIRO
SISTEMA OPERACIONAL MINIX
DOIS VIZINHOS
2015
1. Introdução
Criado por Tanenbaum com propósitos acadêmicos, para exemplificar os conceitos de seu livro: “Sistemas Operacionais: projeto e implementação” (1987). Projetado para ser compatível com a versão 7 do UNIX, escrito a partir da linguagem C, como o UNIX.
O MINIX destina-se a computadores pessoais e não a sistemas de compartilhamento de tempo de grande porte. O sistema operacional Minix é multitarefa, multiusuário e suporta diversas plataformas por ser um software livre, aberto à reescritura do código; deste que estas muadanças não fira os termos de licença impostos pelo Desenvolvedor.
A ideia de criação de Minix foi construir um sistema de pequenos módulos com interfaces bem definidas e ter o sistema continuamente monitorando seu próprio comportamento, assim se um modulo não estiver funcionando corretamente, o sistema pode automaticamente tomar as rédeas da situação reiniciando o modulo com falha por exemplo. As principais aplicações que o SO atende é sistema de transações bancárias, reserva de passagens aéreas, navegador web.
Como é responsabilidade do S.O. gerenciar os processos do sistema, este trabalha da seguinte forma: Ao tentar ler ou escrever em um disco ficará em estado waiting (suspenso) até que a operação seja completada.
Este S.O possui um baixo tempo de resposta, pois executa em blocos, guardando as informações, No momento da escrita, o buffer que contém estes dados é simplesmente marcado como "sujo" (dirty), e o sistema operacional escolhe o instante mais apropriado para descarregar esse buffer no disco físico.
2. Hardware requerido
Roda em 286, 386, 486, Pentium.
CPU 32 bits (64 bits por meio de emulação), família Pentium e posteriores. ARMv7 também é suportado (modelo Cortex A-8).