Trabalho Sistemas
Planejamento Programação da Produção
SISTEMA PRODUTIVO SIMULADO
OBJETIVO DO JOGO
Estudar e discutir as características de um sistema de PCP voltado para a programação da produção empurrada com seqüenciamento de capacidade finita.
O horizonte do jogo é de médio e curto prazo, a capacidade produtiva instalada é fixa, havendo flexibilidade apenas quanto ao número de dias trabalhados na semana. Trabalha-se de segunda a sábado, sendo que os sábados são de horas extras
O jogo de empresas LSSP_PCP2 trabalha a dinâmica de PCP em horizontes de médio e curto prazo, com 12 períodos simulados semanais, da semana 13 até a semana 24.
A empresa simulada é fabricante de malhas e produz três famílias distintas, chamadas de Colméia, Piquet e Maxim, em três cores (branca, azul e verde).
A demanda semanal por estas malhas pode apresentar tendência, sazonalidade e variações aleatórias.
A demanda e a previsão são feitas em cima das famílias e distribuídas por cor segundo um percentual predefinido, conforme tabela 1.
Família
Branca
Azul
Verde
Colméia
50%
20%
30%
Piquet
30%
50%
20%
Maxim
30%
30%
40%
O horizonte do jogo é de médio e curto prazo,
A capacidade produtiva instalada é fixa,
É esperado nos próximos 12 períodos que ocorram três eventos de irregularidade na demanda distintos, um em cada família de malhas:
1. Um acréscimo de demanda em torno de 20%;
2. Uma redução na demanda em torno de 35%;
3. Uma variação no mix das cores da família, com concentração de 80% em uma delas.
Recursos disponíveis segundo a tabela 2
Recursos
Qtde
Num. Turnos
Horário
Terceirização
Teares
5
2
5 - 19
1 semana
Jets
3
2
5 - 19
1 dia
Rama
1
1
5 - 12
1 dia
Para reduzir os custos fixos, não havendo programação de segunda a sexta, a capacidade dos recursos produtivos excedente será automaticamente vendida ao mercado (terceirização), com um mínimo de uma semana nos teares e um dia nos Jets e rama.
Formulário Engenharia