Trabalho Sistemas Operacionais
2-Há três maneiras distintas de os usuários se comunicarem com o kernel do sistema operacional. Uma delas é por intermédio das chamadas rotinas do sistema realizadas por aplicações. Além disso, os usuários podem interagir com o núcleo mais amigavelmente por meio de utilitários ou linguagem de comandos.
3-As principais funções do kernel são:
Tratamento de interrupções e exceções;
Criação e eliminação de processos e threads;
Sincronização e comunicação entre processos e threads;
Escalonamento e controle dos processos e threads;
Gerência de memória;
Gerência do sistema de arquivos;
Gerência de dispositivos de E/S;
Suporte a redes locais e distribuídas;
Contabilização do uso do sistema;
Auditoria e segurança do sistema.
4-Todo o controle de execução de rotinas do sistema operacional é realizado pelo mecanismo conhecido como system call. Toda vez que uma aplicação desejar chamar uma rotina do sistema operacional, o mecanismo de system call é ativado.
5-A linguagem de comandos, ou linguagem de controle, permite que o usuário se comunique de uma forma simples com o sistema operacional, capacitando-o a executar diversas tarefas específicas do sistema como criar, ler ou eliminar arquivos, consultar diretórios ou verificar a data e a hora armazenadas no sistema.
6-Na arquitetura de camadas, o sistema é dividido em níveis sobrepostos. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores.
7-Comandos Windows: CONTROL: abre o Painel de controle
SHUTDOWN: desliga o Windows
LOGOFF: fecha a sessão
TIMEDATE.CPL: abre as configurações da hora e da data
CONTROL KEYBOARD: abre as propriedades do teclado
Comandos Linux : date - Exibe e edita a data e a hora atuais do sistema. cal - Exibe um simples calendário. cp – Copia arquivos e diretórios. mv - Este