TRABALHO SISTEMAS OPERACIONAIS
Mac
Em meio a uma grande quantidade de fabricantes de computadores pessoais, a Apple permanece a única a desenvolver um sistema operacional exclusivo para o uso em seu hardware. Por este motivo, é natural que o software se molde ao hardware em que será executado, criando um conjunto mais uniforme e, espera-se, menos propenso a falhas e incompatibilidade.
Jef Raskin, empregado da Apple, foi o responsável por delinear, no início dos anos 80, as primeiras características do que viria a ser o projeto Macintosh, anteriormente chamado projeto Annie, e que advém de uma apropriada brincadeira com o nome de uma variedade de maçã, Macintosh.
Em “O livro de Macintosh”, documento interno onde Raskin enumera os recursos desejáveis para um sistema de uso individual, nota-se um desejo de tornar o computador algo simples do usar, acessível financeiramente e, em suas palavras, projetado para as “Pessoas Comuns” (PITS - Person in the Street), desprovidas de conhecimento técnico acerca de programação e manutenção de computadores.
Contrapondo outras plataformas da época, como a IBM PC, ele pregava que o resultado do projeto teria que ser um produto leve e integrado, e não algo dividido em peças a ser montado, e que deveria ser trivial adicionar outras partes a ele. Cabos possuiriam apenas o de força, e se possível, nem ele. Não possuiria partes internar expostas, e deveria ser desnecessário abri-lo, a não ser para reparos.
Porém, aquilo que demonstrou mais claramente sua extraordinária visão de futuro, tratava da maneira que os manuais deveriam ser, mínimos e escritos em linguagem leiga, o que atualmente resume perfeitamente a proposta de produto que a empresa entrega ao usuário.
Mac OS
Além do foco no usuário final, leigo, que tem pouca disposição para o aprendizado do complexo sistema de linha de comandos, os produtos da marca Apple possuem um tal refinamento que, mesmo custando mais caro que a concorrência, vem aumentando em vendas atualmente.
O sistema