Trabalho sistemas operacionais somat
[pic]
Figura 1. Organização do sistema operacional.
O programa inicia com a identificação do cartão. Após este passo o programa é carregado e ocorre a primeira leitura (Figura 2) onde os buffers de entrada são preenchidos com informações de dados e instruções.
[pic]
Figura 2.
Após a leitura, entra em execução o Spoll in que interpreta as paginas de informações dos buffers de entrada, carregando-as no disco.(Figura 3)
[pic]
Figura 3.
Após as instruções e dados estarem carregadas no disco, entra em ação o Loader que carrega a tabela de paginas mais instruções. (Figura 4)
[pic]
Figura 4.
A paginação é responsável pela busca de instruções no disco e carregamento das páginas na memória. (Figura 5)
[pic]
Figura 5
A Entrada e Saída de Usuário é responsável pelo carregamento dos Dados na Memória do Usuário. (Figura 6).
[pic]
Figura 6.
Após a execução do programa o Spool out é responsável por carregar o conteúdo das páginas do disco (programas, dados, resultados) em buffers para impressão. (Figura 7)
[pic]
Figura 7
A última etapa é a impressão que busca os dados no buffer de impressão. (Figura 8)
[pic]
Figura 8
Durante a execução de um programa o escalador verifica quais eventos estão em condições de serem executados ficando com a responsabilidade de alocar recursos necessário para que a execução ocorra. O programa é representado no sistema operacional através do BCP isso ocorre desde a entrada no sistema até o fim da execução. O BCP pode ser entendido como um rascunho do programa ou sua identidade. Algumas informações armazenadas no BCP são o estado atual de sua execução, prioridade de execução, endereço de instruções a serem realizadas, informação sobre o tempo de execução e uma área onde são salvos os conteúdos dos