trabalho sistemas estruturais coberturas treliçadas
ARQUITETURA E URBANISMO
SISTEMAS ESTRUTURAIS
MANAUS ̸ AM
2015
ANDERSON DA SILVA AGUIAR
ANDRESON DA SILVA AGUIAR
LARISSA DA SILVA AGUIAR
ÂNGELA FONTES
PERIODO: 5° B SALA: 23
Sistemas estruturais: Coberturas Treliçadas
Trabalho, apresentado para obtenção de nota n1, na disciplina Sistemas estruturais, ministrado pelo professor Fabio Peso.
MANAUS ̸ AM
2015
INTRODUÇÃO
Uma treliça é formada por elementos que combinados dão origem aos sistemas estruturais. A finalidade de uma estrutura é receber e transmitir os efeitos das ações sofridas para o solo. Dessa forma, elas devem ser construídas com materiais que são aço, madeira e o concreto armado. As estruturas se caracterizam por serem as partes mais resistentes de uma construção. São elas que absorvem e transmitem os esforços, sendo essenciais para a manutenção da segurança e da solidez de uma edificação.
A presente pesquisa objetivou realizar uma análise teórica do comportamento estrutural das treliças em coberturas.
Com tudo é possível considerar que a execução de uma construção, seja ela de grande ou pequeno porte, implicam obrigatoriamente na construção de uma estrutura suporte, que necessita de projeto, planejamento e execução própria. Sendo assim, a estrutura em uma construção tem como finalidade assegurar a forma espacial idealizada garantindo integridade à edificação por tanto tempo quanto o necessário.
2- Telhados em uma água
São estruturas de vãos pequenos que definem superfícies planas, com declividade, cobrindo uma pequena área edificada ou estendendo-se para proteger entradas.
Figura 1
2.1 - Tesouras de duas águas
São estruturas treliçadas do tipo trapezoidais, triangulares e especiais que suportam duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira. O espaçamento (4 a 8 m) entre as tesouras (Le) vai depender do tipo terça e vedação. Figura 2