Trabalho Sistemas de Arquivo
Jogos Digitais
Introdução a Computação e Suas Aplicações
Nicolas Dilli
Professor: Paulo Alberto Neukamp
Trabalho GA
São Leopoldo
31/03/2015
Um pouco sobre sistemas de arquivos?
O sistema de arquivo tem como objetivo, organizar dados a fim de localizar as informações no disco rígido ou em qualquer outro meio de disco removível.
No sistema existem alguns atributos específicos para reconhecer o arquivo quando localizado: Nome, Identificador, Tipos, Posição, Tamanho do arquivo, proteção, hora, data e identificação do usuário.
Permitem estruturar o armazenamento e a recuperação de dados em um ou mais dispositivos de memória, a estrutura de um sistema de arquivo costuma ser ramificada ou “árvore”, podem ser arquivos com sintaxe especiais para extensões especificas como por exemplo: “.txt”, “.pdf”, “.exe”, “.docx”, variando de sistema em sistema.
Os sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Por exemplo, o Unix suporta arquivos de caracteres que são utilizados para terminais, redes, impressoras e suporta arquivos de blocos que dão suporte aos dispositivos de armazenamento como pendrives, cd-roms, discos rígidos, etc. Já o Windows suporta sequências de registos e árvores conhecidos como arquivos regulares.
Neste presente trabalho falaremos do sistema de arquivos NTFS do Windows XP, UFS (Unix System File) do Unix, e dos três tipos de sistema do Linux: ext3, ext4 e Relser FS.
Windows XP (Sistema NTFS)
NTFS é a sigla para New Technology File System, é o Sistema padrão do Windows. Ele surgiu na primeira aparição do Windows NT em 1993.
As informações são armazenadas em uma base por setor do disco ao invés de utilizar clusters, desta maneira traz várias vantagens, por exemplo: menor necessidade de desfragmentação e maior consistência de dados.
O NTFS é capaz de reverter dados à condição anterior ao incidente, como em um desligamento forçado de um computador, isso ocorre pois