trabalho sistema respiratório
Sistema Respiratório
Conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente, ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Os órgãos do sistema respiratório são constituídos além de dois pulmões por: fossas nasais,boca,faringe,laringe,traqueia,brônquios(e suas subdivisões), bronquíolos (e suas subdivisões) e os alvéolos pulmonares .
A função principal é garantir as trocas gasosas, dióxido de carbono por oxigênio, mas também ajuda a regular a temperatura corpórea,o Ph do sangue,e liberar água.
A inspiração e a expiração são processos passivos do pulmão, já que ele não se movimenta , isto fica a cargo do diafragma , músculos intercostais e da expansibilidade da caixa torácica.O ar inspirado, rico em oxigênio, passa pelas vias respiratórias, sendo filtrado,umidecido,aquecido elevado aos pulmões.No intimo pulmonar oxigênio do ar inspirado entra na circulação sanguínea e o dióxido de carbono sangue venoso é liberado nos alvéolos para que seja liberado no ar expirado.
O epitélio respiratório(pseudoestradificado, ciliado e não queratinizado) é a mucosa que reveste boa parte do trato respiratório, das fossas nasais até os brônquios.Este epitélio é responsável pela filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado.
sentido do olfato, onde nós humanos contemos cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais.
Características Histológicas:
A maior parte das fossas nasais apresenta-se revestida por uma mucosa contendo epitélio "típico respiratório", o epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes. Faringe - Tubo que é compartilhado com o sistema digestório. Pela faringe passa tanto o ar que é conduzido até a laringe, como o bolo alimentar. Ao respirarmos o ar entra nas fossas nasais ou pela boca passando pela faringe, encaminhando-se para traqueia e pelos brônquios até chegar aos pulmões. No caso do bolo alimentar, ele sempre entram
pela