TRABALHO SI
À seguir serão apresentados os conceitos básicos de processos de software, destacando os principais modelos de processo de software, explicando suas vantagens e desvantagens, de modo que, haja reflexão sobre os mais variados tipos de software e contexto nos quais eles se aplicam.
Processo de Software
Processo de Software é um conjunto de atividades e resultados associados que levam ao desenvolvimento de um produto de software.
Não existe um processo ideal, dentro da mesma empresa pode haver muitos processos diferentes utilizados para o desenvolvimento de software.
Padrões de Processo
Um padrão de processo fornece um método consistente para descrever soluções de problemas no contexto do processo de software.
Modelos de Processo de Software
Modelo de Processo de Software é uma descrição simplificada do processo, que explica as diferentes abordagens do desenvolvimento de software. Eles definem a sequência das atividades para o desenvolvimento do software.
As vantagens são que, oferecem um roteiro útil para o trabalho de engenharia de software, porém nenhum modelo de processo é perfeito. Ajudam também na padronização dos artefatos e na comunicação e treinamento pessoal da equipe.
Exemplos de Modelos de Processo
Estes modelos não são mutuamente exclusivos. As organizações tendem a combinar partes de diferentes modelos.
Modelo de Cascata
As atividades são sequenciais. Uma fase deve ser terminada para a outra começar. Considera as atividades de especificação, desenvolvimento, validação e evolução, que são fundamentais ao processo, como a especificação de requisitos, o projeto de software, os testes e assim por diante.
As funções, as restrições e os objetivos do sistema são estabelecidos por meio da consulta aos usuários do sistema. Em seguida, são definidos em detalhes e servem como uma especificação do sistema.
O projeto agrupa os requisitos em sistemas de hardware ou de software, estabelecendo uma