TRABALHO SHEILA
2014
sheila medrado valéria nunes taíse bastos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
4
2 ÉTICA E SOCIEDADE
5
3 CONCLUSÃO
9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
10
1 INTRODUÇÃO
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter, comportamento. O estudo da ética é centrado na sociedade e no comportamento humano.
As reflexões sobre esse tema começaram desde a antiguidade, com destaque especial na filosofia, destacando especialmente os filósofos Demócrito e Aristóteles, que falaram sobre a ética como meio de alcançar a felicidade. A partir da introdução do cristianismo como religião oficial no ocidente, a ética passou a ser interpretada a partir dos mandamentos documentados nas leis sagradas.
A busca pela ética se traduz pelas escolhas que o ser humano faz, as opções certas leva-nos à um caminho de virtude, verdade e às relações justas; as opções erradas, nos desvia dos princípios morais e socialmente aceitos. O pensamento ético busca julgar o comportamento humano, dizendo o que é certo e errado, justo e injusto.
O estudo da ética, deixou de ser explorado apenas pela filosofia, passando a fazer parte de diversas vertentes profissionais, que atualmente se dedicam a ela (sociólogos, antropólogos, psicólogos, biólogos, médicos, jornalistas, economistas, assistentes sociais, etc.) principalmente pelo fato de cada área ter um código para delimitar as ações daquela profissão.
A função do pensamento ético, portanto, é manter a ordem social. Embora não mantenha relação direta com a lei propriamente dita, a ética é construída ao longo da história, alicerçada nos valores e princípios morais de determinada sociedade.
Os códigos éticos visam proteger a sociedade das injustiças e do desrespeito em qualquer esfera social, seja no ambiente familiar ou profissional.
2 ÉTICA