trabalho serviço social
A formação profissional está para além do ensino, pois esta é “compreendida como educação continuada, e não simplesmente como uma qualificação adquirida e acabada” (OLIVEIRA, 2004, p. 60), não se restringe ao universo acadêmico, exige constante capacitação para uma compreensão holística da dimensão social.
A formação profissional do aluno de Serviço Social inicia-se no curso e vai sendo construída no decorrer do exercício de sua prática profissional enquanto assistente social, adquirindo maior solidez, conforme o profissional vai se identificando como membro efetivo da categoria, apropriando-se do seu compromisso social e do significado sócio-histórico da profissão. (OLIVEIRA, 2004, p.61).
Com relação aos princípios educacionais, a autora afirma ser a educação uma ferramenta de/para transformação ou manutenção da estrutura da sociedade e que a filosofia da educação contribui para a reflexão acerca da ação pedagógica, voltada para a visão crítica da conjuntura das demandas postas ao exercício profissional. Filosofia e educação se articulam complementando-se no entendimento do social onde, nas palavras da autora:
Na articulação entre filosofia e educação existem duas possibilidades: a realização de uma ação educativa consciente, embasada numa atitude pensante e reflexiva daquilo que se realiza, ou a execução de uma ação educativa de baixo nível de consciência, onde inexiste uma reflexão crítica e a ação pedagógica pauta-se por uma trajetória difusa. (OLIVEIRA, 2004, p.62).
A partir da classificação de