TRABALHO SERVICO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL II
ALESSANDRA Q.SANTOS POMPONETT
LUCILENE ALVES DO NASCIMENTO FERREIRA
MARIA DOMINGAS SANTOS BORGES
O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE:
Um Processo Inclusivo Ou Excludente?
Teixeira de Freitas
2012
ALESSANDRA Q. SANTOS POMPONETT
LUCILENE ALVES DO NASCIMENTO FERREIRA
MARIA DOMINGAS SANTOS BORGES
O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE:
Um Processo Inclusivo Ou Excludente?
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Serviço Social II.
Prof. Adarly Rosana Moreira Goes, Márcia Bastos de Almeida, Lisnéia Aparecida Rmpazzo e Sérgio de goes barboza.
Teixeira de Freitas
2012
INTRODUÇÃO
A saúde pública no Brasil é uma emaranhada rede de contradições. Convivem às vezes em pequenos espaços, ilhas de eficiência e excelência com áreas de triste abandono.
O que se vê neste momento dentro deste sistema ainda não é capaz de satisfazer as suas metas ideais no que diz respeito aos conceitos de democracia, uma vez que as gestões em todos os níveis ainda baseam-se nas filiações políticas, no fisiologismo, e na total falta de esclarecimento e participação da população. A legislação do SUS desenha um sistema onde os órgãos de saúde pública são independentes do restante da máquina administrativa do estado, privilegiando a ideia da carreira pública, do aprimoramento científico e administrativo. Porém, o que vigora por enquanto é a visão antiquada do apadrinhamento, cargos comissionados, e atrelamento das decisões técnicas à burocracia incompetente, em detrimento de uma política realmente motivada a implantar a ideologia do SUS.
O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE: UM PROCESSO INCLUSIVO OU EXCLUDENTE ?
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal