trabalho separa o de misturas PARA ENTREGAR
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
ACADÊMICOS:
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
PROFESSORA: SHIRLEI B. AGUIAR CAMILLO
SANTA MARIA, 05 DE JULHO DE 2012
SEPARAÇÃO DE MISTURAS(PLANO DE AULA)
TÉCNICA DO PROCEDIMENTO DE SEPARAÇÃO DE ÁCIDO BENZÓICO E CLORETO DE SÓDIO
Professores: Catieli Antonelli e Tailana Militz
Introdução:
Entende-se por mistura uma associação de duas ou mais substâncias diferentes, sem proporções fixas e definidas. Quando conseguimos distinguir as partes que formam a mistura, dizemos que ela é heterogênea, quando não é possível fazer está distinção, dizemos que ela é homogênea.
Objetivo Geral:
Fazer com que os alunos vejam a variedade tanto de misturas como de processos para separá-las e dominem a prática utilizada na aula de hoje. E que no final da aula já tenham conhecimento necessário para realizar está tarefa em aulas futuras.
Conteúdos:
Tipos de misturas e suas fases: misturas homogenia e heterogenias;
Métodos de separação de misturas; filtração e vaporização;
Filtração: é usada para separação de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de um componente sólido e outro gasoso. A mistura deve passar através de um filtro, que é constituído de um material poroso, e as partículas de maior diâmetro ficam retidas no filtro. Para um material poder ser utilizado como filtro seus poros devem ter um diâmetro muitíssimo pequeno. A filtração é o processo de separação utilizado no aspirador de pó. O ar e a poeira são aspirados, passam pelo filtro, que é chamado saco de poeira, as partículas sólidas da poeira ficam retidas no filtro e o ar sai. Evaporação: A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor. Tempo de duração e como seguirá a aula: O