TRABALHO SEP I
TRABALHO DE SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA I
ALUNA:Márcia Vieira Ferreira Coelho Caetano
PROFº:José Alves
ENGENHARIA ELÉTRICA 9º PERÍODO
VALOR 5 PONTOS
IPATINGA
2014
1. Porque é importante o planejamento de aproveitamento do rio?
Para determinar a potência, queda d’água, produção de energia, elaboração da barragem, se é necessário construir diques, definir se a energia fornecida será constante e assim escolher a forma mais econômica da elaboração da hidrelétrica. 2. Quais são os cuidados no tocante ao aproveitamento de um rio?
Identificação das principais limitações existentes à formação de reservatórios, mesmo os de pequenas dimensões, na região, tais como impactos sobre as zonas urbanas e rurais, rodovias e ferrovias, linhas de transmissão de energia e de telecomunicações, reservas indígenas, áreas de preservação permanente, projetos de irrigação ou áreas irrigadas, facilmente observáveis nas imagens de satélite, etc.;
3. Quais são os tipos de aproveitamentos hidrelétricos?
A Fio de Água – Barragens com este tipo de aproveitamento localizam-se em cursos de água de declive pouco acentuado. A reduzida capacidade de armazenamento faz com que as afluências sejam lançadas para jusante (em direção à foz) quase instantaneamente.
De Albufeira – Neste tipo de aproveitamento, verifica-se a retenção de água sobre a forma de albufeiras. Estes reservatórios de água são utilizados para a produção de energia e para a regularização do regime dos rios.
De Albufeira com Bombagem – Barragens com este tipo de aproveitamento retêm a água em albufeiras, porém estão equipadas com turbinas-bombas que permitem o retorno da água a montante. Durante as horas de maior consumo, a água da albufeira a montante é turbinada para jusante, produzindo-se energia elétrica; nas horas de baixo consumo, os excedentes de energia elétrica produzida são utilizados para elevar a água da albufeira à jusante para a albufeira a montante.
4. O que se entende por usina