Trabalho Sensoriamento FINAL
ANÁLISES DAS ÁREAS DESMATADAS NA CIDADE DE QUERÊNCIA - MT COM IMAGENS MULTI TEMPORAIS DO LANDSAT 8
Janaína Oliveira Queiroz - 01C
Marcella Galeni Soares Rafael - 01C
Matteus Hebert Ribeiro do Valle - 01D
Pedro Augusto de Oliveira Silva - 01D
Pedro Henrique Assis Sousa - 19B
LAVRAS – MG
SENSORIAMENTO REMOTO
ANÁLISES DAS ÁREAS DESMATADAS NA CIDADE DE QUERÊNCIA - MT COM IMAGENS MULTI TEMPORAIS DO LANDSAT 8
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Lavras –UFLA, como requisito avaliativo da disciplina GNE-108 – Sensoriamento Remoto da graduação em Agronomia.
Prof. Marcelo de Carvalho Alves
LAVRAS – MG
2015
Sumário
1-INTRODUÇÃO 4
2-OBJETIVO 7
3-HIPÓTESE 7
4-MATERIAIS E MÉTODOS. 7
5 - RESULTADOS E DISCUSSÃO 9
6 - CONCLUSÕES 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
1-INTRODUÇÃO
O sensoriamento remoto pode desempenhar um papel importante para o monitoramento de culturas agrícolas a fim de manejar adequadamente as lavouras em detrimento à identificação e o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Marchiorato et.al (2002).
Muito utilizado, principalmente para detecção de mudanças ao longo dos anos em diversas áreas de estudo, no presente trabalho serão avaliados o desenvolvimento do desmatamento na região do Mato Grosso, na cidade Querência, município brasileiro que mais desmatou em 2014. Diversas são as causas, mas acredita-se que a principal seja o crescimento desordenado das lavouras de culturas agrícolas, como a soja, muito presente na região.
É considerada uma ciência que visa o desenvolvimento da obtenção de imagens da superfície terrestre por meio da detecção e medição quantitativa das respostas das interações da radiação eletromagnética com os materiais terrestres.
O landsat 8 é o responsável pela formação do maior banco de dados de imagens orbitais existente, e que são seguramente as mais utilizadas até hoje. A data de lançamento foi 11 de fevereiro de 2013, através do veiculo