TRABALHO SEMANAL I
ANÁLISE SWOT: Agronegócio brasileiro – As forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Jade Laís Redi Castagna;
Universidade São Paulo – USP
“ESALQ” – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Departamento de Economia, Administração e Sociologia.
Professor Pedro Marques
jade.castagna@usp.br
Economia e Gestão do Agronegócio
1- Introdução
A análise SWOT tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre o ambiente
(uma análise do cenário), a qual será usada em uma empresa para organizar um planejamento estratégico no ambiente em questão, aumentando, assim, a eficácia de seus serviços.
Esta análise é cada vez mais utilizada e reconhecida, pois é uma forma de garantir o desenvolvimento de uma corporação, através da interação com o meio. A análise ambiental constitui-se tanto pela análise do ambiente externo como pela análise do ambiente interno de cada empresa, retratando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada cenário em que se opera.
Assim, os objetivos da Análise SWOT é fazer o diagnóstico da empresa, enfatizando os pontos positivos, indicando quais pontos necessitam de significativas melhoras, mostrando as oportunidades de desenvolvimento e alertando sobre os riscos existentes.
Este trabalho aprofundará e explicará essas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na área do agronegócio brasileiro.
2- Forças e Fraquezas do
Agronegócio Brasileiro
- A força: O universo do agronegócio representa, hoje, aproximadamente, 41% das nossas exportações, 21% do total do Produto Interno Bruto e sendo responsável por 37% dos empregos criados no país. Ou seja, essas estatísticas denunciam a enorme dependência e influência do agronegócio no
Brasil.
No gráfico abaixo podemos identificar o incrível crescimento das exportações realizadas pelo setor do agronegócio nacional e notando, ainda, a imensa demanda pela carne que favorece a economia brasileira:
Na figura abaixo podemos identificar o mapa do Brasil personalizado para
identificar