Trabalho seguro em marmorarias
1. Introdução...............................................................................................................3
2. Objetivo do trabalho................................................................................................5 Medidas de Controle Administrativas e Pessoais.
3. Conclusão..............................................................................................................10
4. Referências Bibliográficas......................................................................................11
INTRODUÇÃO:
Os processos e procedimentos utilizados em marmorarias envolvem transporte de chapas, polimento, corte e acabamento. Para o desenvolvimento destas atividades existem riscos para os trabalhadores, esses riscos são devidos à geração de poeira, ruído, vibração, além de riscos de acidentes e problemas ergonômicos.
Em ambientes sem as medidas de controle adequadas a poeira pode causar doenças respiratórias. Os trabalhadores expostos à poeira contendo sílica cristalina poderão adquirir uma doença pulmonar chamada silicose.
A silicose é uma doença pulmonar incurável causada pelo acúmulo de poeira contendo sílica cristalina nos alvéolos. O desenvolvimento da silicose dependerá da quantidade de poeira contendo sílica existente no local de trabalho e do tempo que o trabalhador fica exposto. No início da doença a maioria dos trabalhadores não sente nada, porém se a exposição à poeira continuar, sintomas como tosse, emagrecimento e falta de ar ao se realizar esforços, podem aparecer rapidamente.
Não há cura para a silicose, mas ela pode ser evitada! A silicose pode ser prevenida evitando-se a exposição do trabalhador por meio de adoção de medidas de controle para eliminar ou reduzir a níveis bem baixos a quantidade de poeira contendo sílica presente nos ambientes de trabalho.
Além da exposição ocupacional à poeira contendo sílica, os trabalhadores podem estar