trabalho segurança
PCA (pROGRAMA CONTROLE AUDITIVO)
Pâmela
Bianca
Thais Reis
Bruna
Rosilda
Aparecida
12 de Maio de 2014
Introdução
Dentre os agentes nocivos a saúde ,o mais frequente no ambiente de trabalho, assim também como no nosso dia a dia, e o ruído, que tem sido responsável por distúrbios auditivos temporários e permanentes e por comprometimentos orgânicos diversos.
A extensão e o grau de dano auditivo dependem da intensidade da pressão sonora, da duração da exposição, da frequência do ruído e da suscetibilidade do individuo.
O Programa de Controle Auditivo (PCA), é um conjunto de medidas técnicas e administrativas que visa a proteção da saúde dos trabalhadores, para que os trabalhadores expostos a ruído ocupacional não desenvolvam perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevado.
O controle de ruído e portanto, uma questão de considerável importância econômica e social. Cada vez mais uma ampla variedade de profissionais compartilha um interesse vital por esse problema.
A característica multidisciplinar do PCA faz com que as habilidades, conhecimentos e experiências de cada profissional envolvido no programa sejam aproveitados no máximo, integrando os trabalhadores expostos, aumentando consideravelmente as chances de sucesso.
Objetivo
Definir medidas técnicas e administrativas para salvaguardar a capacidade auditiva dos trabalhadores contra os efeitos potencialmente danosos da exposição excessiva a ruído nos locais de trabalhos.
Indica técnicas para avaliar níveis de exposição a ruído na qual são submetidos os trabalhadores de diversas funções e locais de trabalho, afim de garantir o atendimento aos níveis máximos de exposição estabelecidos na legislação.
Responsabilidades
O PCA deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar. Cada um dos integrantes do programa terá