Trabalho segurança
⇒
1919, 15 de janeiro, foi aprovada a
1ª Lei de assistência médica eindenização para acidentes do trabalho, através do Decreto Legislativonº 3.724.
⇒ 1929, Heinrich, pesquisando conseqüências de acidentes, concluiu que de330 acidentes estudados apenas 30 tinham dado origem a lesões pessoais dos quais só uma de maior gravidade não seria razoável continuar abandonando mais de 90% de informações provenientes de acidentes semlesão.
⇒
1940, foi promulgada a
1ª Lei Ordinária a respeito de Segurança doTrabalho, atendimento ao acidentado e indenização e reabilitaçãoprofissional.
⇒
1941, fundação daABPA, a Associação Brasileira para Prevenção deAcidentes.
⇒
1943, 1º de maio, dia do Trabalhador, o Presidente Getúlio Vargas, assinouo Decreto Lei nº 5.452, aprovando a Consolidação das Leis Trabalhistas.
⇒
A Segurança do Trabalho no Brasil desdobra-se nas atividades das
Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA)
, disseminadasno cenário empresarial, e na fiscalização realizada por funcionários desetores da administração pública.
⇒
A organização de estatísticas de acidentes de trabalho foi possível noBrasil a partir do estabelecimento de definições, convenções e regras pela
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NB 18.
⇒
O sistema usual de prevenção de acidentes consistia em investigar osacidentes ocorridos para descobrir sua causa, visando a eliminá-las e prevenir novas ocorrências.
⇒
Por meio da coleta e análise dos dados estatísticos era possível delinear objetivamente o programa de prevenção de cada empresa.
⇒
O levantamento dos coeficientes de freqüência e de gravidade dosacidentes permitia avaliar a eficiência do sistema de prevenção adotado.
⇒
Esses coeficientes tem como referência à tabela internacional organizada pela International Associantion Of Industrial Accident (AssociaçãoInternacional de Acidentes Industriais). Engº Eduardo Becker Delwing
Rua: Borges de Medeiros, 267,