Trabalho segundo durkheim weber e max
1.INTRODUÇÃO 2 2. EM QUE CENÁRIO NASCE A SOCIOLOGIA 3 3. DURKHEIM E A REAFIRMAÇÃO DO CAPITALISMO 5 3.1. A sociedade se impõe ao indivíduo 6 3.2. O fato social como objeto de estudo 8 3.3. A educação e as necessidades sociais 9 4. MARX E A NEGAÇÃO DO CAPITALISMO 12 4.1. Invertendo a filosofia de Hegel 13 4.2. Um esquema para a compreensão da sociedade 14 4.3. A escola como reprodutora do pensamento dominante 16 4.4. “Teoria sociológica marxista” ou uma distinção de caráter analítico? 18 5. WEBER E A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA 21 5.1. A atividade social como objeto de estudo 22 5.2. O tipo ideal como instrumento de análise 23 5.3. Os tipos ideais de dominação 25 5.4. A teoria dos tipos ideais aplicada à educação 26 6. CONCLUSÃO 28 7. BIBLIOGRAFIA 30
1.iINTRODUÇÃO
Este trabalho faz uma breve viagem pelas três correntes do pensamento ocidental que mais influenciaram a sociologia, expressas através dos estudos e análises de Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Pretende apresentar um panorama geral da forma como esses três teóricos interpretam a sociedade capitalista e sua visão da educação e da instituição escolar.
O capítulo inicial apresenta o cenário político, social e econômico da Europa entre os séculos XVI e XVII. Seu objetivo é o de apresentar as condições em que nasce a sociologia, possibilitando uma compreensão maior e mais efetiva dos objetivos dessa ciência.
Segue-se um resumo das teorias sociológicas de Durkheim. Neste capítulo faz-se uma relação entre a produção teórica deste autor e a necessidade da justificação e ordenamento do capitalismo, no campo das idéias e das ciências sociais, como modo de produção hegemônico na sociedade.
Uma explanação das teorias de Karl Marx vêm no capítulo a seguir. Aqui são expostos seus principais conceitos e sua visão do papel da educação como reforço da ideologia de uma classe dominante. Neste capítulo, muito brevemente, também aparecem argumentos que questionam uma