Trabalho scm ( supply chain management)
SCM uma área bastante promissora dentro dos sistemas de informação, já que existem boas razões para que as empresas a utilizem após concluírem a implantação básica de um sistema ERP para alavancar toda a base de informações de que dispõem e transformar em vantagem competitiva. A gestão da cadeia de suprimentos com uma boa transação de informações parece ser uma maneira ideal de aumentar os lucros e a rentabilidade da empresa.
SLIDE 1-
Conceito de Supply Chain Management:
O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência.
Hoje a comunicação entre os clientes e fornecedores perante o estudo de SCM é deficiente por motivos tecnológicos e culturais. A razão tecnológica é fácil de ser explicar já que para que haja uma boa comunicação é necessária uma boa infra-estrutura, o que se tornou economicamente eficaz com o crescimento da internet. Existe também o problema da diferença entre sistemas adotados pelas empresas o que tornar complicada a interação entre o cliente e fornecedor. O fator cultural é mais complexo de ser entendido, pois varia muito entre os agentes econômicos e sua maneira de disponibilizar informações para fornecedores, com essa precaução de disponibilizar informações, evitando que fornecedores se beneficiem diante de uma situação do estoque do cliente, dificulta a transição de informações e resultado da aplicação SCM e com isso resultados como controles de estoques mal controlados e como conseqüência estoque em falta